A The Music Station, na antiga estação ferroviária de Príncipe Pío, é o primeiro centro criativo do mundo dedicado à música. A Warner Music Espanha restaurou as instalações desta antiga estação em Madrid para as transformar num espaço de mais de 10.000 metros quadrados dedicado à música e às artes performativas.
Inaugurado oficialmente em maio de 2022, o edifício dispõe de quatro espaços independentes. Na torre situada à direita, encontram-se os estúdios de gravação e um espaço de coworking para os colaboradores, com salas de ensaio, cenários para vídeo e fotografia, salas de composição e cabines para chamadas e reuniões. Aqui, artistas e compositores podem desenvolver os seus projetos criativos e técnicos.
O edifício central alberga um teatro, onde a Warner Music Espanha organiza concertos e eventos. Tem uma capacidade de até 1.000 pessoas no teatro e até 2.000 para concertos. Está previsto que a torre esquerda acolha o museu da música, o Hall of Fame e o restaurante The Music Station.
A Warner Music Espanha representa uma mudança em relação ao conceito tradicional de espaço de trabalho. Não existem escritórios ou salas de reuniões convencionais, mas sim instalações dinâmicas que promovem a criatividade e estão disponíveis para os colaboradores da empresa, compositores e artistas.
metros quadrados
Aberto 24 horas por dia, 365 dias por ano
pessoas no teatro
pessoas durante concertos
pontos de acesso
fechaduras eletrónicas
A Salto deu-nos a oportunidade de sermos muito mais independentes. Agora, todos os nossos artistas, colaboradores e convidados podem aceder ao edifício mesmo que não haja ninguém na receção para os receber. Além disso, podemos gerir diferentes responsabilidades através da plataforma Salto, onde concedemos acesso de acordo com o grau ou perfil de cada indivíduo.
A integração com a Spaceti tem sido essencial neste projeto. Permitiu-nos melhorar significativamente a experiência global do utilizador, desde a instalação e integração do controlo de acessos até à abertura e fecho das fechaduras.
A The Music Station foi concebida para responder às necessidades criativas e técnicas dos profissionais do setor musical, assim como às dos colaboradores da Warner Music Espanha. Por essa razão, as instalações estão abertas 24 horas por dia, 365 dias por ano. A empresa pretende transformar o edifício numa ferramenta capaz de promover inspiração e ideias de impacto.
Para tal, a empresa escolheu a Salto para equipar toda a instalação com a mais recente tecnologia e proporcionar aos utilizadores uma experiência única.
Através do acesso inteligente via Salto KS, os utilizadores podem aceder à The Music Station através de uma aplicação móvel, com a qual também podem reservar salas, espaços de trabalho, lugares de estacionamento, cacifos e muito mais.
O Salto KS é uma solução de acesso inteligente que oferece múltiplas formas de abrir portas, incluindo através de uma chave digital. É compatível com uma ampla variedade de métodos sem chave, melhorando a experiência do utilizador e a segurança de qualquer tipo de edifício, e oferece funcionalidades de segurança avançadas numa plataforma de gestão sem fios baseada na cloud.
O Salto KS oferece segurança com mais simplicidade, valor e rapidez, além de proporcionar uma melhor experiência ao utilizador. Agora, a Warner Music Espanha pode monitorizar remotamente todos os pontos de acesso, a qualquer hora e a partir de qualquer dispositivo.
A Arcón, principal parceira da Salto em Espanha, instalou soluções de controlo de acesso eletrónico na The Music Station no início de 2022.
“No projeto, era essencial oferecer uma capacidade ágil de desbloqueio móvel, além da integração com a sua aplicação Spaceti. Graças ao produto Salto instalado, conseguimos evitar a necessidade de passar cabos pelo teto. Agora é possível trabalhar através de uma plataforma de gestão totalmente remota, sem fios e baseada na cloud”, explica Luis Díaz del Río, da Arcón.
Por um lado, instalaram 15 conjuntos de escudos eletrónicos XS4 One, que são inteligentes, seguros, inovadores e fáceis de instalar. Não necessitam de cablagem e oferecem uma solução de fechadura eletrónica em rede com múltiplas funcionalidades.
Também instalaram 17 Cilindros Eletrónicos Neo, que podem ser adaptados a qualquer porta e oferecem uma plataforma de bloqueio eletrónico fácil de usar. Estes cilindros funcionam a bateria e fornecem informações sobre o acesso dos utilizadores.
Por outro lado, foram instalados quatro Leitores Design XS que, em combinação com a controladora Salto CU41 KS, oferecem à instalação uma solução de segurança completa.
Além disso, a The Music Station dispõe de um total de 12 unidades IQ 2.0. O IQ é o cérebro da instalação, pois liga as fechaduras sem fios independentes da Salto à cloud. Graças à conectividade móvel 2G, 3G e 4G, o IQ comunica com a cloud da Salto, recebe todas as modificações e definições das aplicações Salto KS e garante que todas as fechaduras são atualizadas em questão de segundos. O IQ 2.0 comunica com os pontos de acesso SALTO KS via ZigBee utilizando Bluetooth.
Por fim, através da integração com a aplicação Spaceti, foram instaladas 64 Fechaduras Gantner ECO.Side, concebidas para se adaptarem a quase todos os tipos de materiais de cacifos. A sua instalação invisível oferece um elevado nível de proteção contra vandalismo e um design elegante que cumpre os requisitos estéticos de proprietários e arquitetos.
- Os utilizadores podem reservar o seu espaço de trabalho, sala de ensaio e cacifo através da aplicação móvel, e também aceder a eles usando o telemóvel.
- A Warner Music Espanha tem controlo total sobre a Music Station. A partir da aplicação web, a Warner Music Espanha pode monitorizar eventos ou desbloquear e bloquear remotamente utilizadores na aplicação móvel, bem como gerir todas as portas, utilizadores e localizações num único local.
- Maior segurança, flexibilidade e operacionalidade ao longo da instalação, 24 horas por dia.
- Uma experiência sem chave única com um sistema fácil de utilizar e instalar e 100% sem fios.
A The Music Station, na antiga estação ferroviária de Príncipe Pío, é o primeiro centro criativo do mundo dedicado à música.